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Dicas para comprar molinetes 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS MOLINETES

Com o aumento na quantidade de modelos de molinetes à disposição dos pescadores de hoje, decidir qual deles comprar pode não ser uma tarefa fácil. Para ajuda-lo na decisão, apresentamos algumas das caracteristicas básicas dos molinetes. lembre-se que mais caracaterísticas e mais componentes geralmente significa mais caro. Também, produto melhor. A escolha do seu molinete deve levar em conta as caracteristicas necessárias para a sua pescaria e o preço que valha a pena.

O corpo do molinete: O corpo, ou chassi, do molinete é que contém todas as engrenagens que permite o funcionamento adequado do equipamento. Ele é composto por um corpo principal e uma tampa contralateral. Existem três tipos básicos de corpo. Aquele construido em grafite ou compolímero, outro híbrido de grafite e metal e um último, totalmente em metal. Os corpos em grafite são leves e ressitentes, mas podem sofrer pequenas torções quando forçadas. Aqueles híbridos possuem corpos em metal para uma grande rigidez e tampa contralateral em grafite para aliviar o peso. Finalmente o corpo construído totalmente em metal é o mais durável e mantem as partes internas alinhadas para o funcionamentomais suave e preciso.

O Rotor: É a parte externa móvel do molinete que gira em torno do carretel rebobinando a linha. o Rotor também pode ser fabricado em grafite, copolímero ou metal com as decorrências acima citadas.

A Fricção:  A fricção é um dos componentes mais importantes de um molinete por ser o resposável pelo controle sobre a linha com o peixe. Ela é composta por uma pilha de disco alternados de metal, de material sintético e de material natural. Quanto maior a quantidade e o tamanho dos discos melhor, pois dissipará melhor o calor gerado pela fricção. Teste a fricção fechando-a e puxando a linha. A fricção deverá ceder suave e uniformemente, sem trancos.

O Carretel: O carretel, ao qual habitualmente não se dá muita importância desempenha papel fundamental ao funcionamento de um bom molinete. Ele não só armazena a alinha como seu design pode determinar a capacidade do arremesso do equipamento. O carretel pode ser trocado facilmente, sempre que se necessitar de uma outra linha. A flange do carretel de grafiteou copolímero pode se desgastar, tornar-se abrasivo a linha e provocar a diminuição da distância do arremesso e de sua vida útil. O carretel de aluminio é melhor. Se a flange for banhada em titânio, melhor ainda.

A Rolimã ( Rolamento ): A rolimã de esferas é usada em posição estratégicas para reduzir o desgaste das engrenagens móveis e para proporcionar o funcionamento suave. Os principais locais onde se localizam as rolimãs são: eixo da manivela, eixo do rotor, eixo das engrenagens e no rolete do pegador de linha. Normalmente usa-se uma rolimã de cilindros no eixo do rotor para promover o ante reverso instantânio. Geralmente os molinetes com  mais rolimãs tem um funcionamento mais suave, mas deve se considerar a qualidade dos rolimãs. Prefira molinetes com menos rolimãs, mas de boa qualidade àqueles de mais rolimãs de má qualidade. As rolimãs podem ser feitas com aço carbono, aço inoxidável, ligas com proteção contra oxidação ou híbridos de cerâmicas. Alguns molinetes usam buchas ao invés de rolimãs, estas são duras e menos resistentes. Outros usam rolimãs seladas, estas, por manter a sujeira do lado de fora são melhores.

A Alça do pegador de linha: Posicionada sobre o rotor e a partir do rolete tem a função de pegar de volta a linha, logo após o arremesso, e direciona-la para o rolete. Deve se abri-la antes do arremesso e fecha-la girando a manivela ou manualmente. Nos grandes molinetes recomenda-se fecha-la manualmente. A alça pode ser sólida ou oca e deve ser acionada por uma boa mola que a mantém aberta durante o arremesso e ajuda a fecha-la depois.

O Rolete do pegador de linha: Um bom rolete do pegador de linha deve incorporar uma rolimã que assegurará o retorno apropriado da linha ao carretel, sem emaranhados ou torções.

Engrenagens: Basicamente as engrenagens de um molinete consistem em um sistema de coroa: pinhão onde a rotação da manivela é transmitida ao rotor e um sistema auxiliar de oscilação do carretel, também acionado pela coroa. O sistema fica contido dentro do corpo do molinete e pode ser de aço inoxidável ou não, bronze ou liga de alumínio, torneada ou estampada. Quanto mais duro o material de que é feito a engrenagem e quanto maior o seu tamanho, melhor.

Relação de recolhimento: A relação de recolhimento define a velocidade com que o molinete rebobina a linha. Ela nos dá a relação de multiplicação da rotação da manivela em relação a rotação do rotor. Assim, uma relação de 6,3 : 1 quer dizer que a cada uma volta de manivela, o rotor gira 6,3 vezes.

Oscilação do carretel: Gerada pelo sistema auxiliar da engrenagem faz o carretel oscilar para frente e para trás concomitantemente com o movimento do rotor. Esta oscilação determina o padrão em que a linha vai ser rebobinada e em contrapartida determina como o molinete arremessará.

A Manivela: É parte do molinete que você mais usará. Escolha levando em conta o seu conforto de manuseio. É também a parte mais exposta a pancadas e danos. Deve, pois ser resistente. Aqueles moldados ou torneados são os melhores. Nos molinetes geralmente, as manivelas são facilmente reversíveis de um lado para o outro. as manivelas longas transmitem mais força e as curtas mais velocidade.

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